quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Jogar bola? Que nada, vamos Surfar!

Esse foi o pensamento de IG, alagoano de 25 anos, que deixou de lado o comum, jogar bola, para optar pelo prazeroso, o SURF.

O Blog Loucos por Aventuraaa teve a chance de entrevistar essa grande figura, uma pessoa exemplar. Segue abaixo a entrevista na íntegra.

Blog Loucos por Aventuraaa: Quando começou a praticar o esporte?

IG: Não sei te falar precisamente, mas por volta dos 5 anos, quando minha mãe me deu de presente de aniversário minha primeira prancha. Me lembro como se fosse hoje.
Lembro que como eu morava em frente a praia, meu pai me acordava quase todo dia bem cedo para ir caminhar com ele.
Era super normal ver a garotada caindo no mar por volta das 06h, para aproveitar o terral que bate mais forte nessa hora da manhã.
E aí, ao invés de ir jogar bola como todo menino, eu passei a ir surfar.

Blog Loucos por Aventuraaa: Onde você pegou a melhor onda?

IG: Cara, pra te ser sincero não tenho essa resposta. Já surfei em tantos lugares que cada onda é uma onda, cada onda rola de uma forma, umas maiores outras menores, umas mais cavadas outras mais cheias, umas mais curtas outras mais longas, umas fundo de pedra outras fundo de areia...
Tudo vai depender do seu estado de espírito no momento! Nessas horas não importa se está chovendo ou fazendo sol, se o carro quebrou no meio do caminho ou não, se a caminhada até o pico foi curta ou longa...na essência do surf o que importa é a felicidade que você está sentindo por estar sempre a procura da onda perfeita, o contato e a oportunidade de estar em lugares lindos, contemplando toda aquela natureza, aliviando o estresse e o melhor, voltando pra casa feliz, de bom humor e pronto para a família e para o trabalho.
Praia de Itauna - RJ

Blog Loucos por Aventuraaa: E aquele "caldo" inesquecível? Onde foi.

IG: Olha que já levei muitas VACAS "caldos" inesquecíveis, mas como uma que levei em Punta Rocas no Peru e outra em Itaúna - Saquarema - RJ não tiveram iguais.
A primeira foi em Punta Rocas no Peru. Quando não sei porque, inventei de mudar de lado no pico passando bem em cima do ponto de arrebentação da onda. Era momento de calmaria, até então tudo bem, mas no meio do caminho entrou uma séria de 4 ondas que variavam de 2 a 3 metros, ai já viu né! A dica é ficar tranquilo, segurar o máximo de ar nos pulmões e se tiver como, não largue da prancha. Ela te levará a superfície mais rápido depois.
A segunda foi em Itaúna - Saquarema, Rio de Janeiro. Considerado pelos melhores surfistas do Brasil como o Maracanã do surf.
Nesse dia o mar estava acabando de sair de um período de ressaca, mas as ondas continuavam rolando em torno de 2 a 3m. Pra quem olha da areia é uma visão que deixa qualquer um impressionado. Ondas tão grandes e tão perfeitas rolando em uma bancada de areia de uns 200m. Depois de pegar várias ondas, e de estar com a cabeça feita, a saideira não foi tão legal assim. Logo depois do Drop perdi o equilíbrio e caí. Caraca!!! Levei uma série de 4 ondas na cabeça, saí do mar nadando e com minha prancha 6´4 quebrada em dois pedaços. Foi um dos 15min mais tensos que já vivi. Dá medo? Dá, mas é uma adrenalina que faz bem!!!
DICA: Sempre ao chegar em um pico que você nunca havia surfado, preste muita atenção nos locais. Observe sempre por onde eles entram e saem e o posicionamento deles no pico.
Essa dica é importantíssima para que você não se machuque.
Ah! Nunca se esqueça de respeitar a preferência e principalmente os locais de cada pico.
Fernando de Noronha - PE

Blog Loucos por Aventuraaa: Indique as melhores praias para curtir um Surf.

IG: Bom, se falando de Alagoas, podemos indicar: Praia do Francês, Barra de São Miguel, Lagoa do Pau, New Orleans - Mirante da Sereia...etc
Se falando de Nordeste: Maracaípe, Serrambi, Cupi - PE, Lajão, Amor e Madeiro, Pipa - Rio Grande do Norte... sem falar de Noronha.
Se falando do Rio de Janeiro: Itaúna - Saquarema, Arpoador, Barra da Tijuca, Prainha e Grumari.

Blog Loucos por Aventuraaa: Você convidaria a galera a praticar este esporte?

IG: Claro!!! Lógico!!! O surf é um esporte fantástico. Além de toda curtição, adrenalina, sensação de liberdade e relaxamento.
O surf também tem o poder de recuperar a auto estima, de fazer parte de projetos sociais, de influenciar pessoas a mudar seu estilo de vida, já que o propósito do esporte é viver de forma saudável, se preocupando com o meio ambiente... ou seja, viver bem!!!

VALEU IG! SUCESSO!